Linux-IED

NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E 
SEGURANÇA NA REDE

 Segurança da informação e do computador: 

Inicialmente, vamos abordar uma dimensão de risco bastante comentada entre os usuários de computador – os vírus. Você sabe o que é um vírus de computador?

Todas as atividades que realizamos em um computador dependem de um programa. O editor de textos, por exemplo, é um programa que transforma o computador numa poderosa máquina de escrever. Programas de correio eletrônico fazem com que o computador seja capaz de enviar e receber mensagens, usando a Internet. Os vírus de computador também são programas, só que em vez de ajudar e facilitar o uso do computador, eles atrapalham – e muito!!!

Em diversos aspectos um vírus de computador se parece com um vírus biológico. Do mesmo modo que os vírus que infectam seres humanos e animais e se espalham nos seus corpos, os vírus de computador infectam programas, se espalham rapidamente e danificam o funcionamento das máquinas.

O computador pode pegar um vírus quando você faz download de um arquivo infectado da Internet ou quando abre um arquivo de um disquete, de um memory card ou pen drive. Depois que o vírus estiver integrado aos arquivos do seu computador, poderá começar imediatamente a danificar ou destruir informações que você guardou nele. Outra possibilidade é que o vírus espere uma data para iniciar sua atividade, e aí destruir as informações que você tem no computador.

Cabe aqui tranquilizá-lo(a), dizendo que o sistema operacional Linux é bastante mais seguro. Ainda assim, você pode ter arquivos infectados que irão se manifestar caso sejam utilizados em outros computadores com sistemas operacionais mais vulneráveis como o Windows. Desta forma, é importante que você também saiba se proteger dos vírus!

Existem muitos programas de antivírus disponíveis na Internet para download.  Nos sites a seguir você poderá encontrar alguns antivírus freeware e shareware:



A maior parte deles fornece a possibilidade de atualizações durante algum tempo. Isso significa que, por um determinado prazo, cada nova versão do programa que for criada, em função dos novos vírus que surgem a cada dia, será colocada à disposição do usuário para que este se mantenha sempre livre desta praga virtual, ou seja, não há justificativa para deixar o microcomputador sem proteção.

Os programas antivírus são importantes auxiliares na segurança de um computador. No entanto, a atitude descuidada do usuário é a maior responsável pelas infestações. Como diz o ditado popular, “é melhor prevenir do que remediar”.

Sugerimos algumas estratégias para evitar riscos: 
  • Fique atento aos sites que visita e, ao notar modificações no funcionamento do seu computador, procure ajuda especializada;
  • Procure não abrir e-mails e arquivos anexos de desconhecidos;
  • Quando você estiver navegando na Internet, é importante não baixar arquivos de sites não confiáveis;
  • Realize cópias de informações importantes em CDs, DVDs ou outras formas de armazenamento. Cópias de segurança são importantes, não só para se recuperar de eventuais falhas, mas também das conseqüências de uma possível infecção por vírus.
  • Fonte: Guia do  Cursista.
.
EDITOR DE VÍDEO - Instalando o OpenShot no Linux Educacional 4.0